HLA B27 – PCR [DA-HLA]

Doenças Hereditárias

DOCUMENTOS

Pedido médico

INSTRUÇÕES DE COLETA E TRANSPORTE

Preparo do paciente: Não há (não é necessário jejum)

Material: 4,0mL de sangue total em EDTA (tubo tampa roxa).

Conservação: até 5 dias refrigerado entre 2oC e 8oC

Critérios para amostras recebidas com restrição: volume inferior ao recomendado, prazo de coleta superior ao recomendado, temperatura superior à recomendada.

Critérios para rejeição de amostras: Amostra coagulada, hemolisada ou congelada, anticoagulante inadequado.

METODOLOGIA

Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (Q-PCR)

LIMITAÇÕES DO EXAME

– O antígeno HLA-B27, isoladamente, não é um marcador diagnóstico de espondiloartrite, uma vez que está presente em aproximadamente 10%dos indivíduos sem esta condição.  Portanto, um   resultado positivo deve ser interpretado em conjunto com os dados clínicos e radiológicos.

DOENÇAS RELACIONADAS

Espondilite Anquilosante, Espondiloartropatia.

PALAVRAS-CHAVE

Espondilite Anquilosante, Espondiloartropatia, Artrite reumatoide, HLAB27.

PRAZO

18 dias úteis

COMENTÁRIOS

– A Espondiloartrite Axial é uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune, caracterizada por dor intensa, enrijecimento das articulações (anquilose) com inflamação nas inserções dos tendões, limitação funcional progressiva, provocando danos estruturais irreversíveis das articulações sacroilíacas e espinhais, que cursam com alterações radiográficas e formação óssea excessiva. O antígeno HLA-B27 está fortemente correlacionado com o aparecimento da doença e um teste positivo para esse marcador é encontrado na maioria dos casos. No Brasil, diversos estudos sugerem que os portadores do antígeno HLA-B27 representam em torno de 60-70% dos pacientes (Relatório de Recomendação PROCEDIMENTO Nº 891 Teste de detecção de HLA-B27para indivíduos com suspeita de espondiloartrite axial e para avaliação prognóstica da doença, Brasília 20224).

 

Atualizado em 06/08/2024