ANÁLISE DE AMILOIDOSE POR PROTEOMICA [DA-AM3]

Doenças Hereditárias

DOCUMENTOS

Pedido médico

Questionário (ANALISE DE AMILOIDOSE POR PROTEOMICA)

Cópia do laudo de anatomopatológico e imunohistoquímico (o exame não será realizado sem o laudo anatomopatológico; caso não exista análise prévia do tecido, o material deverá ser submetido a exame anatomopatológico para confirmação do diagnóstico nessa amostra, com cobrança de valor referente ao exame).

INSTRUÇÕES DE COLETA E TRANSPORTE

Preparo do paciente: Não há (não é necessário jejum)

Material: Bloco de parafina [O(s) bloco(s) deve(m) estar acompanhado(s) das lâminas histológicas originais, que serão examinadas no setor de anatomia patológica e arquivadas].Poderão ser aceitos também fragmentos de tecido fixados em formalina 10% tamponada não embebidos em parafina.

Conservação: temperatura ambiente.

Critérios para amostras recebidas com restrição: materiais com mais de 5 anos após a realização da cirurgia.

Critérios para rejeição de amostras: o material insuficiente ou inadequado para o teste, material congelado ou resfriado.

METODOLOGIA

Microdissecção a laser associada à proteômica por espectrometria de massas.

LIMITAÇÕES DO EXAME

– O resultado pode ser inconclusivo. Nos casos de ausência de depósito amiloide e/ou material insuficiente do exame, a restituição do montante pago pela realização dos exames será parcial (dois terços do valor).

DOENÇAS RELACIONADAS

Amiloidose familiar.

PALAVRAS-CHAVE

Identificação de proteína amiloide por espectrometria de massas, Amiloidose ATTR, Amiloidose.

PRAZO

35 dias úteis

COMENTÁRIOS

-.Embora muitos casos de amiloidose sejam hereditários, a maioria é de natureza adquirida, como resultado de uma neoplasia maligna (monoclonal) de células B/plasmócitos; secundária ao envelhecimento ou como resultado de inflamação crônica.

As causas ou doenças específicas relacionadas à amiloidose estão associadas a proteínas amiloides específicas que incluem cadeias leves de imunoglobulina kappa ou lambda (amiloide AL), transtirretina (amiloide ATTR), amiloide sérico A (amiloide SAA) e outros subtipos incomuns. Como o tratamento de pacientes com amiloidose difere radicalmente para os diferentes subtipos de amiloide, é extremamente importante identificar com precisão as proteínas que constituem os depósitos de amiloide.

 

Atualizado em 22/07/2024