QUIMERISMO EM SUBPOPULAÇOES DE CÉLULAS [ON-QSP]

Oncohematologia

DOCUMENTOS

Pedido médico

Questionário (Questionario_Pesquisa_Quimerismo_posTCTH)

INSTRUÇÕES DE COLETA E TRANSPORTE

Material:

Paciente (Receptor)

  • Sangue periférico:

Para a realização deste exame o paciente deve apresentar uma contagem de Granulócitos superior a 500/mm3 e Linfócitos superior a 500 céls/mm3 estes parâmetros são reportados em um resultado de hemograma completo

**Amostra Ideal: 3 tubos de sangue contendo anticoagulante EDTA (aproximadamente 15ml) OU 1 tubo contendo anticoagulante ACD (aproximadamente 8 ml) E 01 tubo de sangue contendo anticoagulante EDTA (aproximadamente 05 ml)

** Amostra Mínima: 2 tubos de sangue em tubo contendo anticoagulante EDTA (aproximadamente 10ml).

**Pacientes pediátricos: será aceito valor mínimo de 6 ml em tubo contendo EDTA

  • Medula

A coleta de medula Óssea é um procedimento médico e não é realizada no GENETICENTER.

** Amostra Ideal: 2 tubos de sangue contendo anticoagulante EDTA (aproximadamente 10ml) OU 1 tubo contendo anticoagulante ACD (aproximadamente 8 ml).

Amostra Mínima: 2 tubos de sangue em tubo contendo anticoagulante EDTA (volume mínimo 7,5 ml).

**Pacientes pediátricos: será aceito valor mínimo de 6 ml em tubo contendo EDTA.

ATENÇÃO: Para pacientes que estão realizando o exame de QUIMERISMO no GENETICENTER pela primeira vez, também é necessária a obtenção dos seguintes materiais complementares:

Paciente (Receptor): amostra pré-transplante (DNA ou sangue obtidos previamente ao transplante). Se o transplante já tiver sido realizado, pode ser coletado swab bucal, utilizar tubo estéril seco para acondicionamento (vide procedimento abaixo).

Doador: amostras de sangue ou DNA do doador. Um tubo de sangue contendo anticoagulante EDTA.

ORIENTAÇÃO PARA COLETA DE SWAB BUCAL:

É recomendando que não beba café, comer, fumar, mascar chicletes ou escovar dentes 30 minutos antes da coleta. Qualquer tipo de protetor bucal (batom ou manteiga de cacau) deve ser removido.

A coleta do material deve ser realizado obrigatoriamente com luvas durante todo o processo de modo que não haja contato com o material.

Realizar o esfregaço do swab por 90 segundos em cada mucosa bucal e colocar imediatamente em frasco seco, estéril e vedar. Cuidar ao realizar o esfregaço, para não causar ferimentos e contaminar o material com sangue.

IMPORTANTE: Exame colhido de segunda à quinta-feira. Não colher e enviar material em vésperas de feriados e em feriados.

Conservação: temperatura ambiente 24 horas.

Critérios para amostras recebidas com restrição: volume inferior ao recomendado, prazo de coleta superior ao recomendado.

Critérios para rejeição de amostras: amostra congelada, tubo com anticoagulante errado.

METODOLOGIA

Separação de subpopulações por beads magnéticas, checagem de pureza por citometria de fluxo e quantificação do quimerismo por PCR-STR (Reação em Cadeia da Polimerase de short tandem repeats) seguida de análise de fragmentos.

DOENÇAS RELACIONADAS

Leucemias, Linfomas, Anemias graves, Anemias congênitas, Hemoglobinopatias, Imunodeficiências congênitas, Mieloma múltiplo, Síndrome mielodisplásica hipocelular, Aplasia de medula óssea.

PALAVRAS-CHAVE

Quimerismo, PCR STR, Análise de subpopulações de células, Quimerismo de linhagem celular, Quimerismo pós-TMO.

PRAZO

13 dias úteis

COMENTÁRIOS

Análise e quantificação do quimerismo nos transplantes de medula óssea alogênico (TMO) utilizando metodologia de biologia molecular para análise de marcadores STRs (short tandem repeats), que podem eficientemente diferenciar as células do receptor e doador. A detecção de 100% das células do doador no sangue periférico ou medula óssea corresponde a quimera completa. Indica o sucesso do transplante. O teste quantitativo permite o monitoramento do TMO alogênico.

A realização deste exame em subpopulações celulares permite uma melhor caracterização da pega ou recaída hematológica e, também, permite um direcionamento mais específico para o tratamento pós transplante. A Análise de Quimerismo em 2 Subpopulações é realizada em amostra total(Sangue ou Medula Óssea), Linfócitos Totais e Granulócitos Totais.

 

Atualizado em 04/09/2024